Apresentação

 

 

 

Eva Corrêa, Ph.D

Coordenadora do CI-ISCE

 

O CI-ISCE é um centro de investigação criado no âmbito do Protocolo de Colaboração existente entre o Instituto Superior de Ciências Educativas e o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, ambas instituições de Ensino Superior Politécnico e com a mesma Entidade Instituidora, a Pedago.  

Não obstante a sua forte relação com as instituições que o acolhem, o CI-ISCE mantém relações e parcerias com empresas e outras instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

O CI-ISCE procura desenvolver um campo de ação nos domínios da pesquisa, da divulgação, da formação e da intervenção educativa e social, bem como promover o desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades, através da investigação científica.

Os principais domínios científicos do Centro encontram-se relacionados com as áreas de formação graduada e pós-graduada das instituições de acolhimento. Desta forma, tem como principais áreas de investigação as Ciências da Educação, as Ciências Sociais, as Ciências do Desporto e as Ciências Empresariais e Turismo. Cada área acomoda um conjunto de linhas de investigação que, por sua vez, agregam núcleos de trabalho no seio dos quais decorrem os projetos.

O Centro defende a pluralidade nas orientações de trabalho, de acordo com os interesses e as opções dos seus membros, procurando assim incentivar a constituição e o desenvolvimento de novas linhas de investigação.

A finalidade central que orienta a atividade do CI-ISCE é a de contribuir para o progresso, o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade em geral. Desta forma, através da sua atividade, o Centro procura:

(a) promover uma cultura de prática investigativa no seio das instituições que o acolhem;

(b) realizar atividades de investigação, dando particular ênfase a projetos de investigação que possam vir a ser desenvolvidos em parceria com outros centros de investigação, instituições ou empresas;

(c) transferir e integrar o conhecimento, nomeadamente através da publicaçãos e da realização de encontros científicos;

(d) promover o intercâmbio científico com instituições e investigadores, nacionais e internacionais;

(e) criar redes de extensão científica e cultural.

As atividades do CI-ISCE são coordenadas pela Direção que é constituída por um Coordenador-Geral, um Coordenador Executivo e dois vogais.

Comissão Científica

A Comissão Científica do CI-ISCE é composta por todos os Investigadores Permanentes do Centro, pelos Presidentes dos Concelhos Científicos das duas Instituições de Acolhimento e pelos Presidentes dessas Instituições.

Alberto Alves

Ana Isabel Runa

Armindo Rodrigues

Eva Corrêa

Filipa Coelhoso

Luís Picado

Maria João Delgado

Mário Gandra

Nuno Abranja

Paula Farinho

Paulo Malico de Sousa

Pedro Pereira

Ricardo Martins

Valter Pinheiro

Unidade de Acompanhamento

A Unidade de Acompanhamento do CI-ISCE é formada por um mínimo de cinco investigadores exteriores ao CI-ISCE, com reconhecida competência nas respetivas áreas de investigação e inclui obrigatoriamente investigadores estrangeiros.

Compete à Unidade de Acompanhamento analisar, periodicamente, o funcionamento do CI-ISCE e emitir os pareceres que entender adequados, designadamente sobre os planos e relatórios das atividades anuais do Centro.