Linhas de investigação e Projetos

A investigação desenvolvida pelos vários grupos de investigadores, do CI-ISCE, centra-se em duas vertentes:

O CI-ISCE colabora em vários projetos internacionais através de protocolos estabelecidos com alguns grupos de parceiros académicos, nomeadamente a Universidade de YorK (Canadá); a Universidade de Brasília (Brasil); a Universidade de Oviedo e a Universidade de Barcelona (Espanha). Nestes projetos destacam-se grupos de investigadores especializados nas áreas dos respetivos projetos e que têm participado e contribuído para o aprofundamento dos vários domínios científicos do Centro.

Cada uma das quatro áreas de investigação desenvolvidas pelo CI-ISCE (Ciências da Educação; Ciências Sociais; Ciências do Desporto; Ciências Empresariais e Turismo) acomoda um conjunto de linhas de investigação que, por sua vez, agregam núcleos de investigação no seio dos quais decorrem os projetos.

No âmbito da produção científica, o CI-ISCE tem desenvolvido protocolos e parcerias com outras instituições e centros de investigação. Destacamos a UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação – IE/UL); o CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - ULHT); a UIPCDE (Unidade de investigação de Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação - ISPA); a UnIMem - Unidade de Investigação em Música e Musicologia – Universidade Évora); o I&D (Didática y Orientación Escolar – Universidade de Granada); a UIIPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém); o CEMRI (Centro de Estudo das Migrações e das Relações Interculturais - Universidade Aberta); o CIES (Centro de Estudos e Investigação de Sociologia -  ISCTE­/IUL; o CIEG (Centro Interdisciplinar de Estudos de Género - Instituto Superior de Ciências Sociais Politicas). Outras parcerias podem ser consultadas nos respetivos núcleos de investigação.

As linhas de investigação em curso são as seguintes:

(consultar informação mais detalhada em "núcleos de investigação")