Artigos em revistas nacionais

2020


Alves E, Martins B, Ruivo R, Ruivo JA. Return to Play após Rabdomiólise Induzida pelo Exercício. Rev. Medicina Desportiva informa, 2019; 10(2):12-15.

Gaspar, T., Tomé, G., Ramiro, L., Almeida, A., & Matos, M.G. (2020). Ecossistemas de Aprendizagem e Bem-Estar: Fatores que Influenciam o Sucesso Escolar. Psicologia, Saúde & Doenças, 21(2), 462-481. dx.doi.org/10.15309/20psd210221

Ruivo RM. Otimize o treino do Core. In Loureiro, V. Loureiro, N., Murta, L., Leal, J., & Bento, P. (Eds). (2017). Novos tempos do fitness: Da teoria à prática. Beja: Instituto Politécnico de Beja. ISBN 978-989-8008-27-5

2019


Antunes, I., Corrêa, E., & Farinho, F. (2019). Da expressão dramática ao estudo do meio: uma experiência em 1º ciclo. FEPUE, Revista do Centro de Investigação e Psicologia da Universidade de Évora (p.444 - 475).

Gaspar, T., Tomé, G., Gómez-Baya, D., Botelho, F., Cerqueira, A., Borges, A., Matos, M.G. (2019). O bem-estar e a saúde mental dos adolescentes portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(1), 17-27.

Gaspar, T., Tomé, G., Gaspar, S., Guedes, F., Cerqueira, A., Matos, M.G. (2019). Como passam os adolescentes que vivem com doença crónica na escola, na família e com os amigos? Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(1), 119-128.

Guedes, F., Gaspar, T., Tomé, G., Cerqueira, A., Matos, M.G. (2019). Os adolescentes portugueses e a igualdade de oportunidades dos migrantes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(1), 95-105.

Santos, S., Ribeiros, I. & Farinho, P. (2019). Uma Viagem pelos Sentidos da Escrita – Diferentes funções da Escrita na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. FEPUE, Revista do Centro de Investigação e Psicologia da Universidade de Évora (p. 314-345).

Tomé, G., Camacho, I., Guedes, F., Borges, A., Matos, M.G. (2019). É bom ter, ou não ter, amigos durante a adolescência? Eis a questão, sempre atual! Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(1),85-94.

Tomé, G., Gaspar, T., Branquinho, C., Oliveira, M., Matos, M.G. (2019). A alienação social e o seu impacto no bem-estar dos adolescentes portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(1), 229-239.

Tomé, G., Gómez-Baya, D., Cerqueira, A., Matos, M.G. (2019). Que escola é precisa para aprender, sem pôr em perigo o bem-estar e as relações interpessoais dos adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(1), 63-73

Tomé, G., Matos, M.G., Camacho, I., Gomes, P., Reis, M. & Branquinho, C. (2019). Positive Youth Development (PYD-SF): Validação para os Adolescentes Portugueses. Psicologia saúde & Doenças, 20(3), 556-568

2018 _________________________________________________________________________________________________________________

Abranja, N. (2018, Jan). Provar cultura internacional à mesa. Restaurant Management. Recheio Magazine, 103, 27.

Antunes, I., Corrêa, E., & Farinho, F. (in press). Da expressão dramática ao estudo do meio: uma experiência em 1º ciclo. FEPUE, Revista de Formação de Educadores e Professores da Universidade de Évora.

Santos, S., Ribeiros, I. & Farinho, P. (in press). Uma Viagem pelos Sentidos da Escrita – Diferentes funções da Escrita na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. FEPUE, Revista de Formação de Educadores e Professores da Universidade de Évora.

 

2017


Abranja, N. (2017, Nov). Ementas: serve-se saúde!. Restaurant Management. Recheio Magazine, 102, 31.

Abranja, N. (2017, Set). Restauração para grupos: que segredos? Restaurant Management. Recheio Magazine, 101, 31.

Chaves, M., Gago, M., Farinho, P. (2017). O jogo como estratégia no desenvolvimento do conceito de tempo em história. Epistemologias e ensino da história. Porto. Edição: CITCEM. ISBN: 978-989-8351-74-6. (306-335).

Mucharreira, P. R., Cabrito, B. G., & Costa, F. A. (2017). Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores. Eduser - Revista de Educação, 9(2), 15-27.

Pereira, M., Azevedo, N. & Brito, A.T. (2017). Qualidade na creche: Um estudo de caso múltiplo em Portugal. Cadernos de Pesquisa, 47.

 

2016


Mucharreira, P. R. (2016). Formação contínua centrada na escola e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso. Educação em Questão, in Qualis. 54(42), 38-64.

Printes, C., Costa, A., Malico Sousa, P., Pinheiro, V., & Terra, N. (2016). Prática de Exercício Físico e Função cognitivo – motora: Uma orientação global no controle dos efeitos do envelhecimento. Estudo de Revisão. Revista de Desporto e Atividade Física, 8 (1), 37-54

Ruivo RM, Carita AI., Pezarat-correia P, (2016). Versão Portuguesa do American Shoulder and Elbow Surgeons Standardized Shoulder Assessment Form (ASES): Tradução, adaptação cultural e validação. Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia; 23(4): 288–9

 

2015


Antunes, M. G. & Mucharreira, P. R. (2015). A Internacionalização e a Importância das Exportações na Atividade Empresarial – O Setor do Calçado em Portugal. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. 1(2), 56-93.

Antunes, M. & Mucharreira, P. R. (2015). Os Intangíveis no Balanced Scorecard: A sua relevância na gestão empresarial e na estratégia do negócio. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. 1(1), 104-120.

Marques, B., & Duarte, M. (2015). Narrativas da Imagem e (Anti)Expanded Cinema em Julião Sarmento. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, n.º 3, Janeiro.

Mucharreira, P. R. & Antunes, M. G. (2015). Os efeitos das variáveis macroeconómicas no desempenho das organizações: Evidência das pequenas e médias empresas em Portugal. Contabilidade & Gestão - Portuguese Journal of Accounting and Management Revista Científica da Ordem dos Contabilistas Certificados. 17, 113-143.

Rézio, A. (2015). Uma visita de estudo...mágica!. Revista Educação e Matemática, nº133, p.41-43, maio-junho.

Tomas-Carus P., Branco J., Raimundo A., Garcia J., Sousa P., & Biehl-Printes C. (2015). Relationships between widespread pain and thresholds pain tolerance on tender points in Portuguese women with fibromyalgia: impact on daily life. Acta Reumatológica Portuguesa, v. 3, p. 254-261-261.

 

2014


Baptista, B., & Pinheiro, V. (2014). Análise da obtenção do Golo no Futebol Profissional Um estudo observacional na Liga Portuguesa. Revista de Desporto e Actividade Física, 7,2

Brito, R. & Pinheiro, V. (2014). Práticas de atividade física e desportiva com crianças- um estudo na valência de creche. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Vol 1(5), 82-86, ISSN 1647-9696.

Mergulho, C., Luís, N., Pinheiro, V. & Malico Sousa, P. (2014). Revisão sistemática sobre o feedback pedagógico no contexto da Educação Física e do Desporto. REDAF – Revista de Desporto e Atividade Física, 7(2), 20-31.

Nunes, T., Teixeira, D. S. & Coelhoso, F. (2014). A Educação Não Formal na Prevenção dos Problemas Ligados ao Álcool, Revista Científica Saber & Educar, 19, 38-47.

Rasteiro, M., Silva,V., Marçal, V.,Monteiro, V., & Pinheiro, V. (2014). O Perfil do Treinador de Fitness em Portugal. Revista de Desporto e Actividade Física, 7,2

Rézio, A. (2014). Pensamento Algébrico de Professores do 1ºCiclo: Algebrização da Aritmética. Revista UIIPS - Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios,   442-449.

Santos, P., Pinto, V., Teixeira, D. S., Malico, P. M., & Pinheiro, V. (2014). Fair Play: Origem, conceito e evolução até aos tempos modernos. REDAF - Revista de Desporto e Atividade Física, 7(2), 1-18

 

2013


 

Batata, A., Silva, P., & Pinheiro, V. (2013). Análise sobre o perfil e as competências do Treinador desportivo. Um estudo realizado na modalidade de Andebol. Revista de Desporto e Actividade Física, 6,1

Calado, D., Peres, J., Lourenço, J., Reis, M., Paulino. N., Fernandes, P., & Pinheiro, V. (2013). Contributos para a compreensão do perfil e das funções do treinador. Um estudo na 1ªdivisão nacional de seniores de futsal. Revista de Desporto e Actividade Física, 6,1

Leitão, A.  (2013). A educação social em Portugal: o início de um percurso. Praxis Educare, nº 1, 19-22.

Martins, C., Teixeira, P., & Pinheiro, V. (2013). O perfil do treinador desportivo em Portugal. Um estudo na modalidade de Ginástica. Revista de Desporto e Actividade Física, 6,1.

Pacheco, P. & Mata, L. (2013). Práticas e ambiente de literacia em famílias com crianças em idade pré-escolar. Quid Novi? , 1 (vol. II), 263-286.

Pacheco, P. & Mata, L. (2013). Literacia familiar - crenças de pais de crianças em idade pré-escolar e características das práticas de literacia na família. Análise Psicológica, 31(3),217-234.

Pinheiro, V., & Baptista, B. (2013). O Modelo de Jogo Eixo Nuclear do processo de treino em Futebol. Revista de Desporto e Actividade Física, 6,2.

Sousa, A., Teixeira, D.S., Pinheiro, V.,& Printes, C. (2013). Nutrição na atividade física e estilos de vida saudáveis: Novas perspectivas. Revista de Desporto e Actividade Física, 6,2.

 

2012


Abranja, N., Alcântara, A., Ferreira R. V. & Marques, A. (2012). Conhecimento e práticas do Turismo Cemiterial: um mercado emergente no setor. Turismo & Desenvolvimento. Universidade de Aveiro.

Pinheiro, V., Costa, A., Baptista, B.,& Sequeira, P.(2012). 10 mandamentos no treino com jovens futebolistas. Revista Electrónica de Desporto e Actividade Física, 5,1.

 

2011


Borges, A., Inês. M., Ferreira, T., Costa. A., Pinheiro, V.,  & Sequeira, P. (2011). Motivações para a prática desportiva e razões para a inactividade física. Revista Electrónica de Desporto e Actividade Física, 4,2.

Brito, R. (2011). As TIC em Educação Pré-Escolar: utilização pelos Educadores de Infância e crianças. Revista Animação e Educação, 11. Instituto Politécnico de Leiria.

Fonseca, C., Marques, I., & Pinheiro, V. (2011). O perfil do instrutor de aulas de grupo. Revista Electrónica de Desporto e Actividade Física, 4,2.

Nunes, J., Pinheiro, V., Costa, A., Alves, R., Cipriano, M., & Sequeira, P. (2011). Diferenças de comportamento, em competição, do treinadores licenciados e não licenciados em Educação Física: Um estudo no escalão de Juvenis de Futebol. Revista Electrónica de Desporto e Actividade Física, 4,1.