Capítulos de livro

2018


Abranja, N. (2018). Turismo e cooperação: Fatores essenciais para um real desenvolvimento do território. In Livro de Resumos. II FIACED – Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento. Penafiel, Portugal.

Coelhoso, F., Carvalho, F., & Mucharreira, P. R. (no prelo). Educação Social: Espaço de Desenvolvimento Pessoal e Social. In S. Lauxen (eds.). Educação Social. Curitiba: Editora Appris.

Mucharreira, P. R., Cabrito, B., & Cerdeira, L. (no prelo). A formação docente em Portugal: o papel das instituições do ensino superior na formação dos educadores de infância e dos professores do ensino básico e secundário. In B. Cabrito (eds.). Ensino Superior – Cenários Portugal-Brasil. Lisboa: Educa.

Navarro, Bruno J. (no prelo). José de Castro. In Fernando de Sousa e Conceição Meireles Pereira, Chefes de Governo e Primeiros-Ministros de Portugal (1821-2016). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda / CEPESE.

Navarro, Bruno J. (no prelo). Teófilo José da Trindade. In Nuno Severiano Teixeira, Dicionário Biográfico dos Ministros e Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros em Portugal, Lisboa: Publicações D. Quixote.

 

2017


Abranja, N. (2017). Análise exploratória sobre o modelo de formação de animadores turísticos e a necessidade de criação de um perfil profissional adequado ao desenvolvimento rural. In F. C. e Sousa, J. D. L. Pereira & M. de S. Lopes (Orgs.), Animação sociocultural: Turismo rural e desenvolvimento comunitário (pp. 108-112). Chaves: Intervenção.

Araújo, N. G., Cerdeira, L., & Mucharreira, P. R. (2017). Políticas de Formação Docente: breve cenário entre a experiência de Brasil e Portugal. In A. Q. Neto, F. D. A. Silva, & V. A. Souza (eds.). Formação e Trabalho Docente: história, políticas educacionais e práticas pedagógicas. Curitiba: Editora CRV, 115-130. ISBN 978-85-444-1877-2

Cohen, M. A, (org.). (2017). Diários de Investigação – As Vozes dos Investigadores. In M.A. Cohen (org.). Supervisão, Liderança e Inclusão. Mangualde: Edições Pedago.

Corrêa, E., Delgado, M.J., Marinheiro, M.L., Mendes, P. & Farinho, P. (2017). Orff music therapy in specific learning disabilities – A case study. In, Ascensión Palomarez Ruiz ( coord), Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica. (pp.157-164). Albacete: Ediciones de la Universidad de Castilla - La Mancha.Doi: http://doi.org/10.18239/jor_08.2017.01

Corrêa, E., Silveira, L., Raposo, H., Delgado, M.J. & Farinho, P. (2017). Victory, victory, all's well that goes on well...- project of social involvement with the elderly. In, Ascensión Palomarez Ruiz (coord), Retos de la educación inclusiva para construir una sociedad incluyente. Propuestas de investigación en el aula. (pp. 101-114).Cuenca: Publicaciones UCLM. Doi: http://doi.org/10.18239/jor_10.2017.02

Correia, M. (2017). Anatomia funcional. In D. Teixeira, P. Marques & C. Gaspar (Eds.), Manual do técnico de exercício físico (11-31). Lisboa: Edições Manz. ISBN: 978-972-8831-14-1.

Delgado, M.J., Cartas, A., Farinho, P. Corrêa, E. & Casal, J. (2017). Building a checklist for the accessibility assessment. In, Ascensión Palomarez Ruiz ( coord), Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica. (pp.740-748). Albacete: Ediciones de la Universidad de Castilla - La Mancha.Doi: http://doi.org/10.18239/jor_08.2017.01

Farinho, P., Casal, J., Raposo, H., Delgado, M.J.& Corrêa, E. (2017). Processes of collaboration between regular education teachers and special education in primary education in Portugal. In, Ascensión Palomarez Ruiz ( coord), Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica. (pp.728-736). Albacete: Ediciones de la Universidad de Castilla - La Mancha. Doi: http://doi.org/10.18239/jor_08.2017.01

Lopes, A. & Picado, L. (2017). Processos de Aprendizagem no Âmbito da Formação Profissional Contínua. In Maria dos Anjos Cohen (Org.) Supervisão Liderança e Inclusão. Mangualde. Edições Pedago.

Lourenço, R., Farinho, P., Delgado, M., & Corrêa, E. (2017). Repensar as Plataformas de Gestão em Função dos Padrões de Qualidade das Escolas. In, Maria dos Anjos Cohen (coord.), Supervisão, Liderança e Inclusão. Ramada, Portugal: Edições Pedago ISBN: 978-989-8655-77-6.

Pereira, P., Raposo, H., Casal, J. & Corrêa, E. (2017). Social inequality and the digital divide among students. In, Ascensión Palomarez Ruiz (coord), Retos de la educación inclusiva para construir una sociedad incluyente. Propuestas de investigación en el aula. (pp. 126-133). Cuenca: Publicaciones UCLM.Doi: http://doi.org/10.18239/jor_10.2017.02

Pinheiro, V., Coelhoso, F., & Baptista, B. (2017). Fun Activities in Sport: Um Método Integrado de aplicação da Expressão Motora. Supervisão, Liderança e Inclusão. Edições Pedago

Pinheiro, V., Santos, F. (2017). Clima no Treino e Satisfação dos atletas. Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Edição Centro de Investigação em Qualidade de Vida.

Pinheiro, V., Camerino, O., Costa, A., Baptista, B., & Sequeira, P. (2017). O Comportamento Pedagógico do Treinador de Futebol. Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Edição Centro de Investigação em Qualidade de Vida.

Ribeiros, I. & Gonçalves, M. (2017). Operações de textualização em suporte impresso e digital: potencialidades e desafios em textos de divulgação científica. Coletânea de  textos selecionados do encontro comemorativo dos 40 anos do CLUP. Porto.

Rodrigues, A. (2017). A Articulação Entre os Professores do Ensino Regular e os Professores de Educação Especial. Colaboração Profissional ou Supervisão? In. Cohen, M. A. Supervisão, liderança e inclusão. Mangualde. Edições Pedago.

Rosa, C.& Ferreirinha, C. (2017). A Área das Ciências: Contributos para as Aprendizagens em Ciências de Crianças de Jardim de Infância. In M. Anjos Cohen (Org.) Supervisão, Liderança e Inclusão (p.173-196). Ramada: Edições Pedago.

Ruivo, RM., & Pezarat-Correia, P. (2017). Princípios para a seleção de exercícios de treino de força para a musculatura do membro superior. In Mil-Homens, P.; Correia, P. P. & Mendonça, G. V. (2017). 1º Eds . Treino da Força: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Volume II. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana.

Runa, A. I. (2017). As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório. In Maria dos Anjos Cohen (Org.). O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. Ramada: Edições Pedago.


2016


Abranja, N. (2016). Good Practice: Senior University Odivelas. In European Commission, Senior Entrepreneurship Good Practices Manual (p.35). Europe: Development Solutions Europe Ltd. ISBN: 978-92-9202-212-9. DOI: 10.2826/014341. European Union

Abranja, N. & Raposo, H. (2016, June). Book Review of Periz-Ortis, M. & Alvarez-Garcia, J. (Eds.) (2015). Health and wellness tourism: Emergence of a new market segment. Springer International Publishing Switzerland 2015. ISBN 978-3-319-11490-3. DOI: 10.1007/978-3-319-11490-3_1. Enlightening Tourism. A Pathmaking Journal (ET), 6(1), 86-91. ISSN 2174-548X. Available at: . Date accessed: 12 Oct. 2016.

Correia, M. (2016). Turismo de Aventura e/ou de Natureza, uma mais-valia nacional. In N. Abranja, A. A. Alcântara, F. Coelhoso, R. V. Ferreira, A. Marques, & T. Ribeiro (Eds.), Produtos, mercados e destinos turísticos (49-54). Mangualde: Edições Pedago. ISBN: 978-972-8980-65-0.

Farinho, P., Corrêa, E., Delgado, M.J., Rosa, C., Raposo, H., Silveira, L., Teixeira, A., Mendes, P., Seixas, C., Capricho, E., Brites, S., Cartas, A., Moreira, A., Marinheiro, M.L., Casal, J., Nunes, M.,& Pereira, P. (2016). Estrategias para la Educación Inclusiva en Portugal: Gestión de Proyetos en la educación formal e no formal - Simpósio 12. In Palomares Ruiz, A. (Coord.) Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento (pp.64-72). Publicaciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.

Mucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2016). O papel dos jogos na motivação para a aprendizagem: O caso do ensino da Economia. In F. H. Veiga (ed.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Motivação para o Desempenho Académico. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 152-166.   ISBN 978-989-8753-34-2

 

2015


Amaro, A., Corrêa, E., Delgado, M., & Farinho, P. (2015). De Órion a Miró é um saltinho só! Uma proposta interdisciplinar através das Artes – 1.º Ciclo. In Bermúdez, Mª.(coord.). Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 328-339). Granada: Universidade de Granada.

Corrêa, E. (2015). A criatividade como metodologia científica na formação e intervenção dos Animadores Socioculturais. In Pereira, J., Lopes, M., & Maciel, M. (Coords). O Animador Sociocultural no século XXI (pp. 213-221). Chaves: Intervenção.

Patacho, P. (2015). Escolas, culturas escolares e a formação de professores para trabalhar com as famílias. In Lia Raquel Oliveira, et. al. (Org.). Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores (pp. 80-86). Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Runa, A., & Miranda, G. (2015). Emoções e Expressão das Emoções Online. In G. L. Miranda (Org.). Psicologia dos comportamentos online. Lisboa: Relógio d'Água Editores.


2014


Abranja, N., & Marques, A. (2014). O turismo como veículo do desenvolvimento pessoal e social. In Casal, J., Delgado M., & Farinho, P. (Orgs). Declaração de Salamanca - 20 anos depois..., 20 anos..., 20 razões... (pp. 47 - 49). Mangualde: Edições Pedago.

Abranja, N. (2014). Antigua and Barbuda, tourism. In Encyclopedia of Tourism. Frankfurt: Springer.

Alves, G., Ribeiros, I., Coelho, M., & Farinho, P. (2014). Escrita de histórias no ensino básico: um percurso de aprendizagem. In Cohen, M. (Org.). Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 221 - 227). Mangualde: Edições Pedago.

Alves, R. & Brito, R. (2014). A importância do jogo no ensino da matemática. In Cohen, M. (Org.). Supervisão, liderança e cultura de escola. (pp. 143-151). Mangualde: Edições Pedago.

Antunes, A., & Brito, R. (2014). Era uma vez.... A Matemática. In Cohen, M. (Org). Supervisão, liderança e cultura de escola. (pp.133-142). Mangualde: Edições Pedago.

Batalheiro, G., & Moreira, A. (2014). Desenvolvimento da pragmática da comunicação em alunos com Perturbação do Espetro do Autismo. In Casal, J. Delgado, M., & Farinho, P. (Org.). Declaração de Salamanca... 20 anos depois... 20 reflexões... 20 razões... (pp. 105-114). )Mangualde: Edições Pedago.

Brito, R. (2014). As TIC na formação de educadores de infância: um estudo comparativo entre Portugal e Espanha. In Cohen, M. (Org.). Supervisão, liderança e cultura de escola. (pp. 512-526). Mangualde: Edições Pedago.

Brito, R. (2014). TIC, Educação e crianças com NEE: uma união benéfica. In Casal, J. Delgado, M., & Farinho, P. (Org.).  Declaração de Salamanca... 20 anos depois... 20 reflexões... 20 razões... (pp. 67-69). )Mangualde: Edições Pedago.

Brito, R. (2014). Perceções e intenções na utilização das TIC por educadores e professores na sua formação inicial e na futura prática profissional. In Cohen, M. (Org.). Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 527-540). Mangualde: Edições Pedago.

Carvalho, F. (2014). Quando falamos em todos, que todos são estes?. In Casal, J; Delgado, M., & Farinho, P. (Org.). Declaração de Salamanca, 20 anos depois..., 20 reflexões..., 20 razões... (pp.22-24). Mangualde: Edições Pedago.

Casal, J. , Nunes, M. Farinho, P., & Escada, S. (2014). Diferença e inclusão: sensibilizar para melhorar a intervenção e cooperação em jardim de infância. In Cohen, M. (Org.). Supervisão, liderança e cultura de escola ( pp. 174 - 183 ). Mangualde: Edições Pedago.

Cipriano, E. & Brito, R. (2014). O contributo da expressão dramática para a promoção da cooperação e interação. In Cohen, M. (Org.).  Supervisão, liderança e cultura de escola. (pp. 196-203). Mangualde, Edições Pedago.

Corrêa, E., Delgado, M., Rosa, C., & Vicente, E. (2014). Creative dance in school - arts education and creative strategies for learning. In ECER - The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe. Porto: http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/19/contribution/30614/?cHash=2e262aa79f53c3ffb4b7126e85cc0e8e&removeFromBookmark=1&bookmark_contriUid=30614

Corrêa, E., Cabrito, C., Delgado, M., & Farinho, P. (2014). Zen Art: animating workshops zen - creative arts and Inclusive Education. In ECER -The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe. Porto: http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/19/contribution/30625/?cHash=beeb5cb158a048297fdfab144c5877b4&addToBookmark1=1&bookmark_contriUid=30625

Delgado, M. (2014). O design no acesso à inclusão. In Casal, J., Delgado M. & Farinho, P. (Orgs).  Declaração de Salamanca, 20 anos depois...20 reflexões... 20 razões...(pp. 40-43). Mangualde: Edições Pedago.

Delgado, M., Ribeiros, I., & Runa, A. (2014). Gestão e organização do modelo de B-Learning. Dinâmicas internas do GBL e (in)sucesso pedagógico. In Cohen, M. (Org.). Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 496-504). Mangualde: Edições Pedago.

Diniz, H. & Nunes, M.M. (2014). As atitudes dos alunos do 1º e 2º/3º ciclos do Ensino Básico face à inclusão social e escolar de alunos portadores de Perturbação do Espectro do Autismo. In Casal, J. & Delgado,M.J. & Farinho P. (Orgs). Declaração de Salamanca, 20 anos depois, 20 reflexões, 20 razões (pp. 115-132). Mangualde: Edições Pedago.

Duarte, M. , Ferreira, N., & Farinho, P. (2014). Cálculo mental na adição e subtração com números naturais: os primeiros espaços de um 2ª ano de escolaridade. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 249-255). Mangualde: Edições Pedago.

Farinho, P. (2014). A gestão das parcerias na formação de professores: um desafio às instituições escolares. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 112-118). Mangualde: Edições Pedago.

Farinho, P., Corre?a, E., Delgado, M., Leita?o, A., & Lourenc?o, R. (2014). Liderar y dirigir: un reto permanente para los directores de grupos de escuelas en Portugal. In T. Ramiro Sa?nchez & M. T. Ramiro Sa?nchez. Avances en Ciencias de la Educacio?n y del Desarrollo (pp.1174-1183). Granada: Asociacio?n Espan?ola de Psicologi?a Conductual. ISBN: 978-84-608-4165-4.

Farinho, P., Dinis, H., Nunes, M., & Casal, J. (2014). Attitudes of students from 1st and 2nd/3rd of Basic Education towards inclusion of students with Autism Spectrum Disorders. In ECER - The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe. Porto: http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/19/contribution/31777/?cHash=671346df6ed9141fcf6fa34dc44ddc45&addToBookmark1=1&bookmark_contriUid=31777

Ferrão, A. & Brito, R. (2014). A funcionalidade da linguagem escrita em educação pré-escolar: um projeto de intervenção. In Cohen, M. (Org). Supervisão, liderança e cultura de escola. (pp.120-132). Mangualde: Edições Pedago.

Ferreira, A., Delgado, M. & Farinho, P. (2014). Paradigmas e Metodologias da Expressão Plástica: novos desafios para as práticas educativas. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola ( pp. 265-276). Mangualde: Edições Pedago.

Gonçalves, C., Ribeiros, I., & Farinho, P. (2014). Estratégias para desenvolver a competência ortográfica em alunos do 4º ano do Ensino Básico. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 240-248). Mangualde: Edições Pedago.

Leitão, A., & Coelhoso, F. (2014). O contributo da Educação Social na Educação Inclusiva. In Casal, J., Delgado, M. & Farinho, P. (Orgs), Declaração de Salamanca...20 anos depois... Reflexões...Razões (pp. 13-15)Mangualde: Edições Pedago.

Lisboa, I., Delgado, M., & Farinho, P. ( 2014). Diálogos entre a Educação e o Património Cultural. In Cohen, Mª. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola ( pp. 256-264). Mangualde: Edições Pedago.

Lourenço, R., Abranja, N., Santos, C., & Gonçalves, C. (2014). A necessidade do marketing em organizações educativas. In Cohen M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola ( pp. 481 - 494 ). Mangualde: Edições Pedago.

Matos, A. & Brito, R. (2014). A abordagem da multiculturalidade em educação pré-escolar. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola. (pp. 163-173).Mangualde: Edições Pedago.

Mimoso, T., Ribeiros, I., & Farinho, P. (2014). Ativação da Competência Compositiva através da produção escrita de diferentes géneros textuais: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 228 - 239). Mangualde: Edições Pedago.

Pereira, M., & Patacho, P. (2014). Desenvolvimento do pensamento crítico no 1º ano de escolaridade. In Cohen, M. ( Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 277- 284). Mangualde: Edições Pedago.

Pereira, P. (2014). Infoexclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais Inseridos em Contextos de Desconformidade Social. In Casal, J., Delgado, M. & Farinho, P. (Orgs), Declaração de Salamanca...20 anos depois... Reflexões...Razões (pp. 61-63). Odivelas: Edições Pedago.

Pereira, P. (2014). Reflexões sobre a prática numa escola pública e em contexto de desconformidade. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 469-473). Mangualde: Edições Pedago.

Rézio, A., Ramalho, G. (2014). Primary Teachers Conceptions About Some Aspects of Algebraic Thinking .In Oesterle, S., Nicol, C., Liljedahl, P., & Allan, D. (Eds.) Join Meeting of PME 38 and PME-NA, 36,Vol. 6 (pp. 205). Vancouver, Canada: PME.

Ribeiros, I. T. (2014). Os marcadores discursivos como estruturadores da informação na produção escrita de textos instrucionais: uma proposta didática. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 369-380). Mangualde: Edições Pedago.

Rosa, C. , Ferreira, N., & Patacho, P. (2014). Educadores de infância e professores do ensino básico: 30 anos de formação no Instituto Superior de Ciências Educativas. In Cohen, M. (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 49-59). Mangualde: Edições Pedago.

Silva, I., Ribeiros, I., Coelho, M., & Farinho, P. (2014). Promoção de contextos de leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios e estratégias. In Cohen, M. ( Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 212- 220). Mangualde: Edições Pedago.

Teixeira, D., Coelhoso, F., & Pereira, A. (2014). Música tradicional portuguesa: representações dos professores e alunos do 2º ciclos do ensino básico. In  Cohen, M. (Org.), Supervisão, Liderança e Cultura de Escola (pp. 307-312). Mangualde: Edições Pedago.

Veríssimo, V.; Rosa, C:. (2014). Implementação de uma área das ciências: a promoção das capacidades investigativas das crianças, através da realização de diversos tipos de atividades de ciência. In Cohen, M. (Org.) Supervisão, Liderança e Cultura de Escola (pp. 152-162) Mangualde: Edições Pedago.

 

2013


Abranja, N. (2013). The 'digital' future of operation and agency of tourism. In Proceedings book of VI international tourism congress: the image and Sustainability of tourist destinations. Peniche: ESTM. ISBN: 978-989-97395-1-2.

Brito, R. (2013). Conceções de crianças em idade pré-escolar sobre o Facebook. In Marcelino, M. J.,  Gomes, M., Mendes, A. Atas do XV Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 191-195). Viseu. ISBN: 978-989-96261-3-3.

Carvalho, F. (2013). Técnicos de Trabalho Social. In I Congresso Internacional sobre Drogas & Dependências: Recuperar é Possível. Mangualde: Edições Pedago. [Apresentado /e-book.]

Coelhoso, F. (2013). Educação e Responsabilização no Consumo de Álcool. In I Congresso Internacional sobre Drogas & Dependências: Recuperar é Possível. Mangualde: Edições Pedago. [Apresentado /e-book].

Corrêa, E., Delgado, M. & Farinho, P. (2013). A Didática das Expressões Artísticas na Formação de Professores. In Castilho, S. (Coord).Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación. Vol.II (pp. 194-197 ). Madrid: Uned

Corrêa, E. (2013). A Investigação-Ação como metodologia de intervenção em contextos não formais. In, I Colóquio Internacional de Ciências da Educação /III Encontro de Sociologia da Educação – o Não Formal e o Informal em Educação. Braga: Universidade do Minho

Delgado, M., Corrêa E. & Farinho, P. (2013). A Expressão Plástica: Boas Práticas para a Formação de Professores. In Castilho, S.(Coord).Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación. Vol. II (pp. 197-201). Madrid: Uned.

Farinho, P., Corrêa, E. & Delgado, M.J. (2013).Criatividade no ensino: Um Desafio na Formação de Professores. In Castilho, S. (Coord).Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación. Vol. II (pp. 257-261). Madrid: Uned.

Farinho, P., Casal, J., & Nunes, M. (2013). Representação dos professores face à aprendizagem na sala de aula em diferentes contextos educativos em Portugal. In Begoña Vigo Arrazola y Juana Soriano Bozalongo. (Coords). Educación inclusiva: desafíos y respuestas creativas, (pp. 291-301). Zaragoza. ISBN: 978-84-695-7275-7.

Joaquim, M., & Carvalho, F. (2013). A articulação em quotidiano pedagógico entre professores de ensino regular e professores de educação especial. In Rodrigues, Casal e Dias (Org.). Educação Especial: por uma escola de, com e para todos, (pp.63-82). Mangualde: Edições Pedago.

Torres, E.& Leitão, A. (2013). União e cooperação no caminho para a inclusão: o trabalho de cooperação entre o docente de educação especial e o docente titular de turma, no 1º ciclo. In Rodrigues, Casal e Dias (Org.), Educação Especial: por uma escola de, com e para todos, (pp.83-92). Mangualde: Edições Pedago.

 

2012


Abranja, N., & Raposo, H. (2012).The learning process of entrepreneurship in tourism higher education in Portugal: a case-study. In Clarke, A. (ed). Enterprising Tourism. Hungary: London Pearson.

Abranja, N. & Azevedo, P. (2012). O Potencial do Turismo em Espaço Rural e o seu Papel no Desenvolvimento Regional: o Caso do Marco de Canavezes. In Abranja, N., Alcântara, A., Carneiro, I., Coelhoso, F., Ferreira, R., Marques, A., Pereira, A. & Teixeira, D. (Eds). Turismo formação e inovação (pp. 443-455). Mangualde: Edições Pedago. ISBN: 978-989-8449-98-6.

Abranja, N. (2012). Introdução. In Abranja, N., Alcântara, A., Carneiro, I., Coelhoso, F., Ferreira, R., Marques, A., Pereira, A. & Teixeira, D. (Eds). Turismo formação e inovação (pp. 13-16). Mangualde: Edições Pedago. ISBN: 978-989-8449-98-6.

Alcântara, A. (2012). Desafios estratégicos no Turismo de Saúde e Bem-Estar – o caso das Termas de São Pedro do Sul. In Abranja, N., Alcântara, A., Carneiro, I. Coelhoso, F., Ferreira, R. V., Marques, A. P., Pereira, A. C. & Teixeira, D. (Ed). Turismo Formação e Inovação (pp. 114-128). Mangualde: Edições Pedago. ISBN: 978-989-8449-98-6.

Brito, R. (2012). Opiniões e intenções de futuros educadores de infância/professores sobre a integração das TIC na sua prática profissional. In J. Matos (Org.). Atas das II Congresso Internacional TIC e Educação, ticEDUCA2012. (pp. 845-861). Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-96999-8-4.

Brito, R. (2012). A utilização do computador e Internet por idosos. In Matos, J. (Org.). Atas das II Congresso Internacional TIC e Educação, ticEDUCA2012. (pp.1195-1207)). Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-96999-8-4.

Calapez, L., & Casal, J. (2012). Primeiro está a criança. In Escola Pública. Lisboa: Editora Circulo de Letras.

Corrêa, E. (2012). Inovação e formação devem coexistir no desenvolvimento do conhecimento humano. In Abranja, N., Alcântara, A., Carneiro, I., Coelhoso, F., Ferreira, R., Marques, A., Pereira, A. & Teixeira, D. (Eds), Turismo formação e inovação (pp. 39-41). Mangualde: Edições Pedago. ISBN: 978-989-8449-98-6.

Cruz, E. & Brito, R. (2012). Quando o computador trabalha pensa-se na cabeça: representações de crianças em idade pré-escolar. In J. Matos (Org.). Atas das II Congresso Internacional TIC e Educação, ticEDUCA2012 (pp.1850-1865). Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-96999-8-4.

Santos, C., Alcântara, A. & Marques, A. (2012). O Sénior enquanto Consumidor de Viagens e Turismo – Motivações e Preferências. In Abranja, N., Alcântara, A., Carneiro, I. Coelhoso, F., Ferreira, R. V., Marques, A. P., Pereira, A. & Teixeira, D. (Ed). Turismo, Formação e Inovação (pp. 114-128). Mangualde: Edições Pedago.

 

2011


Abranja, N., Alcântara, A., Ferreira R. & Marques, A. (2011). O Turismo sénior como atitude face ao novo contexto turístico – a qualidade de vida espelhada num pacote turístico. In Livro de Atas da Conferência Internacional sobre Políticas Públicas de Envelhecimento (pp. 171-182). Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Lisboa: Edições Fundação D. Pedro IV.

Corrêa, E. (2011). As Expressões Artísticas Integradas nos Processos de Mediação em Animação Sociocultural – Contributos para um novo modelo de intervenção. Dissertação para obtenção do grau de Doutor, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Instituto de Educação.

Farinho, P. (2011). Las actividades de enriquecimiento curricular y la creación de una escuela a tiempo completo en el contexto português. In Manuel Lorenzo Delgado, Tomás Sola Martinez, Manel Lopez Sanchez, César Torres Martin & Francisco Raso Sanchez (Coords.).Las Instituciones Educativas ante la Crisis Económica. (613-628). Barcelona: Davinci Continental.

 

2010


Abranja, N. (2010). Introdução. In Abranja, N., Carneiro, I., Coelhoso, F. & Marques, A. (Eds), Turismo acessível: estudos e experiências (pp. 13-16). Mangualde: Edições Pedago.

Abranja, N., Monteiro, N. & Perez, J. (2010). Itinerários acessíveis na Rota do Românico do Vale do Sousa. In Abranja, N. Carneiro, I., Coelhoso, F. & Marques, A. (Eds), Turismo acessível: estudos e experiências (pp. 445-457). Mangualde: Edições Pedago.

Corrêa, E. (2010). The artistic integrated expressions in the process of mediation of sociocultural animator. – Contributes for a new model of intervention. In Villegas, E. Transforming/researching communities. ESREA (pp.141-153). Sevilha. Ed. Diálogos, Universidade de Sevilha.

Ribeiros, I. (2010). Terminologia do turismo: que (in)acessibilidades?. In Abranja, N., Carneiro, I., Coelhoso, F. & Marques, A. (Eds.) Turismo Acessível: Estudos e Experiências (pp. 93-114). Mangualde: Edições Pedago.