Normas de Submissão

Aspectos gerais

Cada artigo deverá ser acompanhado por uma carta de rosto que deverá conter:
– Declaração de direitos de autor;
– Declaração de que o artigo nunca foi previamente publicado.


Formato
– Os artigos deverão ser apresentados em papel A4 com 3 cm de margem, letra 12 com espaçamento de 1,5 e não exceder 20 páginas;

 

Dimensões e estilo
– Os artigos deverão ser o mais sucintos possível. A especulação deverá ser apenas utilizada quando os dados o permitem e a literatura não confirma;
– Os artigos serão rejeitados quando escritos em português ou inglês de fraca qualidade linguística;
– As abreviaturas deverão ser as referidas internacionalmente.

 

Página de título
– A página de título deverá conter a seguinte informação:
– Especificação do tipo de trabalho (cf. Tipos de publicação);
– Título conciso mas suficientemente informativo;
– Nomes dos autores, com a primeira e a inicial média (não incluir graus académicos)
– “Running head” concisa não excedendo os 45 caracteres;
– Nome e local da instituição onde o trabalho foi realizado;
– Nome e morada do autor para onde toda a correspondência deverá ser enviada.

 

Página de resumo
– Resumo deverá ser informativo e não deverá referir-se ao texto do artigo;
– Se o artigo for em português o resumo deverá ser feito em português e em inglês
– Deve incluir os resultados mais importantes que suportem as conclusões do trabalho;
– Deverão ser incluídas 3 a 6 palavras-chave;
– Não deverão ser utilizadas abreviaturas;
– O resumo não deverá exceder as 200 palavras.

Introdução
– Deverá ser suficientemente compreensível, explicitando claramente o objectivo do trabalho e relevando a importância do estudo face ao estado actual do conhecimento;
– A revisão da literatura não deverá ser exaustiva.

Material e métodos
– Nesta secção deverá ser incluída toda a informação que permite aos leitores realizarem um trabalho com a mesma metodologia sem contactarem os autores;
– Os métodos deverão ser ajustados ao objectivo do estudo; deverão ser replicáveis e com elevado grau de fidelidade;
– Quando utilizados humanos deverá ser indicado que os procedimentos utilizados respeitam as normas internacionais de experimentação com humanos (Declaração de Helsínquia de 1975);
– Quando utilizados animais deverão ser utilizados todos os princípios éticos de experimentação animal e, se possível, deverão ser submetidos a uma comissão de ética;
– Todas as drogas e químicos utilizados deverão ser designados pelos nomes genéricos, princípios activos, dosagem e dosagem;
– A confidencialidade dos sujeitos deverá ser estritamente mantida;
– Os métodos estatísticos utilizados deverão ser cuidadosamente referidos.

Resultados
– Os resultados deverão apenas conter os dados que sejam relevantes para a discussão;
– Os resultados só deverão aparecer uma vez no texto: ou em quadro ou em figura;
– O texto só deverá servir para relevar os dados mais relevantes e nunca duplicar informação;
– A relevância dos resultados deverá ser suficientemente expressa;
– Unidades, quantidades e fórmulas deverão ser utilizados pelo Sistema Internacional (SI units).
– Todas as medidas deverão ser referidas em unidades métricas.

Discussão
– Os dados novos e os aspectos mais importantes do estudo deverão ser relevados de forma clara e concisa;
– Não deverão ser repetidos os resultados já apresentados;
– A relevância dos dados deverá ser referida e a comparação com outros estudos deverá ser estimulada;
– As especulações não suportadas pelos métodos estatísticos deverão ser evitadas;
– Sempre que possível, deverão ser incluídas recomendações;
– A discussão deverá ser completada com um parágrafo final onde são realçadas as principais conclusões do estudo.

Agradecimentos
– Se o artigo tiver sido parcialmente apresentado publicamente deverá aqui ser referido o facto;
– Qualquer apoio financeiro deverá ser referido.

Referências
– As referências deverão ser citadas no texto por número e compiladas alfabeticamente e ordenadas numericamente;
– Os nomes das revistas deverão ser abreviados conforme normas internacionais (ex: Index Medicus);
– Todos os autores deverão ser nomeados (não utilizar et al.)
– Apenas artigos ou obras em situação de “in press” poderão ser citados. Dados não publicados deverão ser utilizados só em casos excepcionais sendo assinalados como “dados não publicados”;
– Utilização de um número elevado de resumos ou de artigos não “peer-reviewed” será uma condição de não aceitação;

Figuras
– Figuras e ilustrações deverão ser utilizadas quando auxiliam na melhor compreensão do texto;
– As figuras deverão ser numeradas em numeração árabe na sequência em que aparecem no texto;
– As figuras e ilustrações deverão ser submetidas com excelente qualidade gráfica, a preto e branco e com a qualidade necessária para serem reproduzidas ou reduzidas nas suas dimensões;
– As fotos de equipamento ou sujeitos deverão ser evitadas.

Quadros
– Os quadros deverão ser utilizados para apresentar os principais resultados da investigação.
– Deverão ser acompanhados de um título curto;
– Os quadros deverão ser apresentados com as mesmas regras das referidas para as legendas e figuras;
– Uma nota de rodapé do quadro deverá ser utilizada para explicar as abreviaturas utilizadas no quadro.

 

Endereço para envio de artigos

redaf.revistaeletronica@isce.pt 

Declaração de submissão de artigo