Membros do CI-ISCE
Linhas de Investigação
Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Projetos
Plano Local de Leitura
Âmbito
Elaboração de um instrumento operacional para a execução de uma política de promoção das competências e das práticas de leitura e literacia, espelhando a sua centralidade nas políticas municipais e assegurando a participação dos munícipes de Odivelas numa política integrada de leitura.
Financiamento Câmara Municipal de Odivelas.
Situação
Em curso (2022 – até ao presente)
Elaboração de um instrumento operacional para a execução de uma política de promoção das competências e das práticas de leitura e literacia, espelhando a sua centralidade nas políticas municipais e assegurando a participação dos munícipes de Odivelas numa política integrada de leitura.
Financiamento Câmara Municipal de Odivelas.
Situação
Em curso (2022 – até ao presente)
Sustainable and Smart Healthy Cities
Âmbito
Este projeto conta com a participação de docentes e estudantes e está a promover o desenvolvimento de competências transversais para a promoção de ambientes saudáveis e sustentáveis nas IES e respetivas comunidades.
Financiamento Programa Erasmus Blended Intensive Programe (BIP), uma iniciativa liderada pela University Vives UAS (Bélgica) em parceria com a Murcia University (Espanha), Ocellia UAS (França), University of West-Attica (Grécia), Instituto Politécnico de Coimbra, ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (Portugal).
Situação
Em curso (2022 – até ao presente)
Este projeto conta com a participação de docentes e estudantes e está a promover o desenvolvimento de competências transversais para a promoção de ambientes saudáveis e sustentáveis nas IES e respetivas comunidades.
Financiamento Programa Erasmus Blended Intensive Programe (BIP), uma iniciativa liderada pela University Vives UAS (Bélgica) em parceria com a Murcia University (Espanha), Ocellia UAS (França), University of West-Attica (Grécia), Instituto Politécnico de Coimbra, ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (Portugal).
Situação
Em curso (2022 – até ao presente)
Health Behavior School-Aged Children, World Health Organization Collaborative Cross-National Survey
Âmbito
Estudo dos comportamentos de saúde em jovens em idade escolar em Portugal Continental, realizado em Portugal desde 1996 (estudo piloto) e, desde 1998, de 4 em 4 anos.
Financiamento Financiamento FCT. Entidade proponente Aventura social.
Situação
Em curso
Estudo dos comportamentos de saúde em jovens em idade escolar em Portugal Continental, realizado em Portugal desde 1996 (estudo piloto) e, desde 1998, de 4 em 4 anos.
Financiamento Financiamento FCT. Entidade proponente Aventura social.
Situação
Em curso
The Cross-National Project on Positive Youth Development (CN-PYD)
Âmbito
Este projeto transnacional e transcultural avalia até que ponto os recursos de desenvolvimento (internos e externos) são acessíveis aos jovens e como esses recursos, se relacionam com resultados positivos para a juventude
Financiamento Sem financiamento
Situação
Em curso
Este projeto transnacional e transcultural avalia até que ponto os recursos de desenvolvimento (internos e externos) são acessíveis aos jovens e como esses recursos, se relacionam com resultados positivos para a juventude
Financiamento Sem financiamento
Situação
Em curso
Hand in Hand
Âmbito
- Projeto Europeu (Erasmus K3) de políticas públicas que conta com a participação da Eslovénia, Croácia, Suécia, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Portugal. Promove o desenvolvimento de competências dos professores ao nível socio emocional e da consciência da diversidade, ajudando-os lidarem de forma flexível nas aulas com os novos desafios associados à diversidade
Financiamento Erasmus K3
Situação
Em curso
- Projeto Europeu (Erasmus K3) de políticas públicas que conta com a participação da Eslovénia, Croácia, Suécia, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Portugal. Promove o desenvolvimento de competências dos professores ao nível socio emocional e da consciência da diversidade, ajudando-os lidarem de forma flexível nas aulas com os novos desafios associados à diversidade
Financiamento Erasmus K3
Situação
Em curso
Plano Estratégico das Incubadoras Universitárias
Âmbito
Projeto desenvolvido para o MESCTI (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Financiamento Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Plurália, Consultoria e Formação Lda e o PNUD - United Nations Development Programme.
Situação
Concluído (agosto a novembro de 2021, com apresentação pública em Fevereiro de 2022)
Projeto desenvolvido para o MESCTI (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Financiamento Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Plurália, Consultoria e Formação Lda e o PNUD - United Nations Development Programme.
Situação
Concluído (agosto a novembro de 2021, com apresentação pública em Fevereiro de 2022)
Programa de Assistência Técnica às Autarquias Locais (referência do Projecto: 2022/GOV/AGO/00113597)
Âmbito
Ferramenta de recolha de dados e reporte do FAMCO (Fórum Municipal para o Orçamento participado das Administrações Municipais).
Financiamento República de Angola, Ministério da Administração do Território, Direcção Nacional da Administração Local do Estado. Realizado em parceria com a Plurália, Consultoria e Formação Lda.
Situação
Concluído (2022)
Ferramenta de recolha de dados e reporte do FAMCO (Fórum Municipal para o Orçamento participado das Administrações Municipais).
Financiamento República de Angola, Ministério da Administração do Território, Direcção Nacional da Administração Local do Estado. Realizado em parceria com a Plurália, Consultoria e Formação Lda.
Situação
Concluído (2022)
Repensar a Organização do Ano Letivo como uma forma de Melhorar as Aprendizagens dos Alunos
Âmbito
O projeto contribuiu para a coesão educativa do território, em harmonia com os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Todas as escolas públicas do município de Odivelas adotaram a semestralidade
Financiamento Câmara Municipal de Odivelas. CMO & ISCE
Situação
Concluído (2019-2020)
O projeto contribuiu para a coesão educativa do território, em harmonia com os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Todas as escolas públicas do município de Odivelas adotaram a semestralidade
Financiamento Câmara Municipal de Odivelas. CMO & ISCE
Situação
Concluído (2019-2020)
Plano Educativo Municipal (PEMO) - Programa educar para construir" resultados da intervenção municipal 2017-2020.
Âmbito
O plano reúne propostas de desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas em diversas áreas de intervenção (Ambiente, Cidadania, Cultura, Desporto, Património, Proteção Civil, Saúde e Tempos Livres).
Financiamento Câmara Municipal de Odivelas. CMO & ISCE
Situação
Concluído (2017-2020)
O plano reúne propostas de desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas em diversas áreas de intervenção (Ambiente, Cidadania, Cultura, Desporto, Património, Proteção Civil, Saúde e Tempos Livres).
Financiamento Câmara Municipal de Odivelas. CMO & ISCE
Situação
Concluído (2017-2020)