Call – Temas emergentes em Educação Social

Lifelong Wellness Promotion International Journal

A investigação na educação social é fundamental, por várias razões, mas em especial para promover a sensibilização da área. A educação social é uma área que visa promover a inclusão, a justiça social e o bem-estar de indivíduos e comunidades. A investigação nesta área desempenha papéis cruciais, tais como: 1) Identificação de Necessidades e Desafios: Através da pesquisa, é possível identificar as necessidades específicas de diferentes grupos sociais e os desafios que eles enfrentam. Isso permite a elaboração de intervenções mais direcionadas e eficazes; 2) Desenvolvimento de Práticas Baseadas em Evidências: A investigação fornece uma base empírica para o desenvolvimento de práticas e programas educacionais. Práticas baseadas em evidências têm maior probabilidade de serem eficazes e de produzir resultados positivos; 3) Avaliação de Programas e Políticas: A pesquisa permite a avaliação contínua de programas e políticas em vigor, identificando o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Isso contribui para a melhoria contínua da qualidade da educação social; 4) Promoção da Inovação: Através da investigação, novas abordagens e metodologias podem ser desenvolvidas e testadas. A inovação é essencial para responder às mudanças e aos novos desafios sociais; 5) Formação de Profissionais: A pesquisa na educação social também contribui para a formação de profissionais mais bem preparados e informados, que podem aplicar as melhores práticas e teorias em seu trabalho diário; 6) Influência na Formulação de Políticas Públicas: Resultados de pesquisa podem informar e influenciar a formulação de políticas públicas mais justas e eficazes, que promovam a inclusão e o bem-estar social; 7) Promoção da Justiça Social: A investigação pode revelar desigualdades e injustiças sociais, promovendo ações e políticas que visem reduzir essas desigualdades e promover uma sociedade mais equitativa; e 8) Fortalecimento da Teoria e Prática Educacional: A pesquisa contribui para o desenvolvimento teórico da educação social, além de informar práticas pedagógicas e metodologias de ensino. Portanto, a investigação na educação social não só enriquece o conhecimento na área, mas também tem um impacto direto e positivo na prática educacional e na vida de muitas pessoas.

 

Este número temático da Lifelong Wellness Promotion International Journal tem como objetivos identificar temas emergentes e fomentar conhecimento no tema da educação social, disseminar as principais práticas de sucesso, bem como promover a reflexão e crítica sobre o tema e áreas relacionadas.

 

Convite

Convidamos autores (nacionais e estrangeiros) a submeter artigos, escritos em Português, Espanhol ou Inglês, de carácter teórico, empírico (de âmbito qualitativo ou quantitativo), de posição ou referentes ao desenvolvimento de inovações no âmbito da educação social

 

Editores do número temático

Gina Tomé – ISCE / CI-ISCE – gina.tome@isce.pt

Filipa Coelhoso – ISCE / CI-ISCE – filipa.coelhoso@isce.pt

Cátia Vaz –ISCE Douro / CI-ISCE – catia.vaz@iscedouro.pt

Marta Reis – ISCE / CI-ISCE – marta.reis@isce.pt

 

Prazos

Submissão de resumos: 1 a 31 de julho de 2024

Período do processo de revisão: de 1 de agosto a 8 de setembro de 2024

Notificação de aceitação: 9 de setembro de 2024

Submissão de manuscritos: 10 a 22 de setembro de 2024

Período do processo de revisão: de 23 setembro a 6 de outubro de 2024

Notificação de aceitação: 7 a 30 de outubro de 2024

Questões relativas a este Call for Papers devem ser dirigidas aos editores deste número temático.

Revisão

Todos os manuscritos submetidos serão avaliados de acordo com os procedimentos de revisão habituais da Lifelong Wellness Promotion International Journal.

 

Normas de Publicação

  1. Os textos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês e deverão seguir as normas abaixo indicadas e enviados para o seguinte endereço: lwpij@isce.pt;
  2. Formatação: Tamanho de letra: Times New Roman, 12; Espaço duplo em ambas as margens não inferiores a 3 cm. As citações a partir de 4 linhas devem conter espaço simples, recuo à esquerda de 4 centímetros e fonte 11. As notas devem estar no final do texto (Times New Roman, 10; espaço simples). Os artigos não deverão ultrapassar as 6000 palavras incluindo quadros e referências. As referências não deverão exceder as 40. Poderão ser exceção os artigos de revisão.
  3. Os artigos devem ser acompanhados, no início, de um resumo em português, espanhol e inglês (1200-1500 caracteres com espaço) e 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  4. Os artigos devem ser acompanhados de um abstract em língua inglesa (2500- 3000 caracteres com espaço) e 3 a 5 keywords separadas por ponto e vírgula. O abstract deve explicitar o tema geral, a problemática, os objetivos, a metodologia e as principais conclusões.
  5. Todos os autores que submetam os seus artigos para publicação na Lifelong Wellness Promotion International Journal assumem o compromisso de não os submeter a outras revistas a não ser que os artigos não sejam publicados no número temático. E, simultaneamente, conferem à redação da Lifelong Wellness Promotion International Journal os direitos de indexação, em redes internacionais, dos artigos publicados. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras ou gráficos já publicados, são da exclusiva responsabilidade dos autores. 
  6. O parecer favorável dos avaliadores não implica a publicação automática dos artigos. A não publicação imediata prende-se com a política editorial da Lifelong Wellness Promotion International Journal e com o volume de artigos submetidos à Lifelong Wellness Promotion International Journal e avaliados positivamente. Se o artigo não for publicado neste número temático, o autor poderá submetê-lo a outras publicações.
  7. As normas de referência bibliográfica seguidas pela Lifelong Wellness Promotion International Journal são as da APA (American Psychological Association): as citações bibliográficas devem ser inseridas no corpo do texto, de acordo com as mesmas normas. As notas, quando as houver, devem surgir no final do texto, antes das referências bibliográficas. 

 

Para mais informações consultar:

https://ci.isce.pt/lifelong/normas-de-submissao/

Update User

Centro de Investigação ISCE (CI-ISCE)