Projetos
Lista de projetos em que o CI-ISCE está envolvido
Projetos Financiados
Âmbito
Elaboração de um instrumento operacional para a execução de uma política de promoção das competências e das práticas de leitura e literacia, espelhando a sua centralidade nas políticas municipais e assegurando a participação dos munícipes de Odivelas numa política integrada de leitura.
Financiamento
Câmara Municipal de Odivelas.
Situação
Em curso (2022 – até ao presente)
Âmbito
Este projeto conta com a participação de docentes e estudantes e está a promover o desenvolvimento de competências transversais para a promoção de ambientes saudáveis e sustentáveis nas IES e respetivas comunidades.
Financiamento
Programa Erasmus Blended Intensive Programe (BIP), uma iniciativa liderada pela University Vives UAS (Bélgica) em parceria com a Murcia University (Espanha), Ocellia UAS (França), University of West-Attica (Grécia), Instituto Politécnico de Coimbra, ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (Portugal).
Situação
Em curso (2022 – até ao presente)
Âmbito
Tem como objetivo desenvolver programas de educação ambiental, para uma alimentação sustentável, para crianças e jovens dentro da escolaridade obrigatória.
Financiamento
Candidatura ISCE e IPL
Situação
Em curso
Âmbito
Visa o desenvolvimento de representações visuais na aprendizagem e participação abordagens de aprendizagem O ISCE assegura a aplicação das APP de realidade aumentada no contexto de lecionação e aprendizagem das aulas de educação física e desporto, com o objetivo de avaliar a sua usabilidade pedagógica. – Observação de Práticas Pedagógicas.
Financiamento
Liderado pela Atlântica – Instituto Universitário e com a participação de Biedriba Eurofortis, Clictic S.L., PrimerFrame, Unity Evropaiko Kollegio Elladas, Stepp Strategie Servizi Sviluppo Srls.
Situação
Em curso
Âmbito
Estudo dos comportamentos de saúde em jovens em idade escolar em Portugal Continental, realizado em Portugal desde 1996 (estudo piloto) e, desde 1998, de 4 em 4 anos.
Financiamento
Financiamento FCT. Entidade proponente Aventura social.
Situação
Em curso
Âmbito
Este projeto transnacional e transcultural avalia até que ponto os recursos de desenvolvimento (internos e externos) são acessíveis aos jovens e como esses recursos, se relacionam com resultados positivos para a juventude
Financiamento
Sem financiamento
Situação
Em curso
Âmbito
– Projeto Europeu (Erasmus K3) de políticas públicas que conta com a participação da Eslovénia, Croácia, Suécia, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Portugal. Promove o desenvolvimento de competências dos professores ao nível socio emocional e da consciência da diversidade, ajudando-os lidarem de forma flexível nas aulas com os novos desafios associados à diversidade
Financiamento
Erasmus K3
Situação
Em curso
Âmbito
Instrumento Teach, enquanto instrumento de Observação de Aulas desenvolvido e validado pelo Banco Mundial.
Financiamento
Banco Mundial ao Governo de Angola através do MED (Ministério da Educação), ao abrigo do PAT (Programa Aprendizagem Para Todos).
Situação
Concluído (outubro de 2021 a fevereiro de 2022)
Âmbito
Projeto desenvolvido para o MESCTI (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Financiamento
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Plurália, Consultoria e Formação Lda e o PNUD – United Nations Development Programme.
Situação
Concluído (agosto a novembro de 2021, com apresentação pública em Fevereiro de 2022)
Âmbito
Ferramenta de recolha de dados e reporte do FAMCO (Fórum Municipal para o Orçamento participado das Administrações Municipais).
Financiamento
República de Angola, Ministério da Administração do Território, Direcção Nacional da Administração Local do Estado. Realizado em parceria com a Plurália, Consultoria e Formação Lda.
Situação
Concluído (2022)
Âmbito
Projeto internacional promovido pela Revista Observatório de Inovação do Turismo “Study on the effects of the Pandemic on Tourism”, que recolhe dados em larga escala no Rio de Janeiro e em Portugal (atualmente com 1.345 questionários respondidos) para a elaboração de uma análise comparativa das duas realidades.
Financiamento
Parceria com o Núcleo de Pesquisa em Turismo da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Brasil e ISCE
Situação
Concluído (2021-2022)
Âmbito
Gentrificação do turismo e boas práticas para o desenvolvimento sustentável.
Financiamento
Parceria com a Universitat Autonoma de Barcelona (UAB), a Grad Dubrovnik, a Hellenic Open University, a Universita Degli Studi Roma TRE DARC, a Aidlearn e a Anaptixiaco Kentro Thessalias (2020) para a realização do Projeto “toUrism gentRification and Best practices for sustAinable development”, submetido pela Pedago (ISCE/ISCE Douro)
Situação
Concluído (2020-2022)
Âmbito
O projeto contribuiu para a coesão educativa do território, em harmonia com os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Todas as escolas públicas do município de Odivelas adotaram a semestralidade
Financiamento
Câmara Municipal de Odivelas. CMO & ISCE
Situação
Concluído (2019-2020)
Âmbito
O plano reúne propostas de desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas em diversas áreas de intervenção (Ambiente, Cidadania, Cultura, Desporto, Património, Proteção Civil, Saúde e Tempos Livres).
Financiamento
Câmara Municipal de Odivelas. CMO & ISCE
Situação
Concluído (2017-2020)