Projetos
Lista de projetos em que o CI-ISCE está envolvido
Projetos Financiados
Âmbito
O SAGE é um projeto inovador que visa promover competências avançadas na prescrição e implementação de programas de treino de força baseados em evidência científica para pessoas idosas, no contexto da formação inicial e contínua de profissionais do desporto. Através de um programa formativo modular equivalente a 20 ECTS, o projeto capacita estudantes para enfrentar os desafios do envelhecimento com intervenções seguras e eficazes. A iniciativa aposta na prevenção da fragilidade, da sarcopenia e da perda funcional, contribuindo para o envelhecimento ativo e a inclusão social. O SAGE prevê assentar numa parceria europeia em consolidação entre instituições de ensino superior, centros de investigação e redes de apoio comunitário, com o objetivo de estabelecer diretrizes para que o treino de força com idosos seja reconhecido como uma competência profissional essencial e transversal na formação superior e contínua.
Financiamento
Próprio
Situação
Em construção e implementação
Âmbito
O PERFORM-2028 é um projeto inovador em fase de construção e implementação que tem como objetivo desenvolver sistemas integrados de controlo e otimização do rendimento desportivo em atletas de alto nível, com especial foco nas modalidades prevista a participar nos jogos olímpicos dos Anhos 2028.
Assente numa abordagem multidisciplinar e baseada em evidência científica, o projeto visa capacitar clubes, treinadores, equipas técnicas e centros de treino com ferramentas digitais e protocolos padronizados para monitorizar variáveis fisiológicas, biomecânicas, bioquímicas e psicológicas em tempo real. O PERFORM-2028 integra tecnologia de ponta (como plataformas de força, análise de lactato, wearables de GPS e HRV, inteligência artificial e dashboards personalizados) para melhorar a tomada de decisão, prevenir lesões e maximizar o desempenho desportivo.
Através de uma rede de parceiros europeus incluindo universidades, federações, centros olímpicos e empresas tecnológicas, o PERFORM-2028 ambiciona criar modelos replicáveis de controlo de rendimento, que possam ser aplicados em contextos de treino, competição e reabilitação, alinhando ciência, inovação e prática desportiva de excelência.
Financiamento
Próprio
Situação
Em construção e implementação
Âmbito
Este projeto de investigação (2025-29) é desenvolvido em parceria com 12 instituições de ensino superior de 8 países europeus e propõe-se a criar uma mudança de paradigma rumo a uma abordagem centrada no ser humano em contexto turístico, considerando o bem-estar como um conceito emergente, multidimensional e fundamental para a prosperidade sustentável dos destinos. Visa avaliar criticamente modelos de competitividade de destinos turísticos existentes, conceptualizar um quadro multidimensional de competitividade de destinos turísticos sustentáveis que integre o bem-estar humano e realizar estudos exploratórios e confirmatórios interculturais, através da criação de modelos integrativos e ferramentas metodológicas robustas, capazes de operacionalizar o bem-estar não apenas como indicador de desempenho, mas como componente estratégico na gestão de destinos.
Financiamento
European Cooperation in Science and Technology (COST)
Situação
A iniciar em outubro 2025
Âmbito
Este projeto, desenvolvido em parceria com 35 instituições de ensino superior e centros de investigação de 18 países de 5 continentes, visa transformar a educação e formação no setor do turismo através da integração de tecnologias digitais emergentes. O projeto inclui a realização de grupos focus de uma rede de colaboração mundial para a recolha de dados qualitativos e a publicação das boas práticas resultantes em revistas científicas e em website de open access ao público em geral, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de curricula formativos inovadores, a promoção de competências digitais nos docentes e estudantes e fomentar a inovação no ensino do turismo.
Financiamento
Comissão Europeia
Situação
Projeto piloto em curso
Âmbito
A PEDAGOGIA XXI atua de maneira holística, de forma a promover a capacitação abrangente da equipa docente, bem como o bem-estar físico e psicológico das e dos estudantes. A natureza interinstitucional, multi e interdisciplinar do Consórcio, fomenta a premissa de que a excelência e qualidade das aprendizagens no Ensino Superior está em constante diálogo com a inovação. Esse processo dialético visa moldar um futuro sustentável para a educação no Ensino Superior, promovendo uma transformação contínua e adaptativa.
Financiamento
União Europeia
Situação
Em curso
Âmbito
A TASC é um projeto, que visa promover competências de comunicação sustentável na formação inicial e contínua de professores. O Projeto proporciona aos futuros e atuais professores as competências para se tornarem professores capazes de prevenir e eliminar a violência, o bullying a discriminação, a polarização e a exclusão social, através da frequência de um programa de formação de 20 ECTS sobre comunicação sustentável. O Projeto TASC desenvolve uma parceria europeia sustentada e estruturada entre os prestadores de formação inicial e contínua de professores, assim como formula diretrizes para que os decisores políticos implementem a comunicação sustentável como uma competência transversal crucial para professores e formadores de professores.
Financiamento
União Europeia
Situação
Em curso
Âmbito
O projeto de Fortalecimiento ISCE en Pedagogía Social y Animación Sociocultural, desenvolvido em parceria com a UNED – Universidade Nacional de Educação a Distância e a SIPS – Sociedade IberoAmericana de Pedagogia Social visa consolidar a área científica da Pedagogia Social no ISCE, reforçando a sua dimensão académica, investigativa e de intervenção comunitária. Esta colaboração estratégica promove a criação conjunta de iniciativas formativas, seminários internacionais e investigação aplicada com impacto social. Pretende-se ainda dinamizar redes de intercâmbio entre docentes, investigadores e estudantes de ambos os países. O projeto contempla a produção de recursos científicos e pedagógicos em coautoria. A longo prazo, ambiciona-se a criação de um Observatório Luso-Ibérico em Pedagogia Social.
Financiamento
Próprio
Situação
Em curso
Âmbito
Elaboração de um instrumento operacional para a execução de uma política de promoção das competências e das práticas de leitura e literacia, espelhando a sua centralidade nas políticas municipais e assegurando a participação dos munícipes de Odivelas numa política integrada de leitura.
Financiamento
Câmara Municipal de Odivelas.
Situação
Em curso (2022 – até ao presente)
Âmbito
Este projeto conta com a participação de docentes e estudantes e está a promover o desenvolvimento de competências transversais para a promoção de ambientes saudáveis e sustentáveis nas IES e respetivas comunidades.
Financiamento
Programa Erasmus Blended Intensive Programe (BIP), uma iniciativa liderada pela University Vives UAS (Bélgica) em parceria com a Murcia University (Espanha), Ocellia UAS (França), University of West-Attica (Grécia), Instituto Politécnico de Coimbra, ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (Portugal).
Situação
Em curso (2022 – até ao presente)
Âmbito
Tem como objetivo desenvolver programas de educação ambiental, para uma alimentação sustentável, para crianças e jovens dentro da escolaridade obrigatória.
Financiamento
Candidatura ISCE e IPL
Situação
Em curso
Âmbito
Visa o desenvolvimento de representações visuais na aprendizagem e participação abordagens de aprendizagem O ISCE assegura a aplicação das APP de realidade aumentada no contexto de lecionação e aprendizagem das aulas de educação física e desporto, com o objetivo de avaliar a sua usabilidade pedagógica. – Observação de Práticas Pedagógicas.
Financiamento
Liderado pela Atlântica – Instituto Universitário e com a participação de Biedriba Eurofortis, Clictic S.L., PrimerFrame, Unity Evropaiko Kollegio Elladas, Stepp Strategie Servizi Sviluppo Srls.
Situação
Em curso
Âmbito
Estudo dos comportamentos de saúde em jovens em idade escolar em Portugal Continental, realizado em Portugal desde 1996 (estudo piloto) e, desde 1998, de 4 em 4 anos.
Financiamento
Financiamento FCT. Entidade proponente Aventura social.
Situação
Em curso
Âmbito
Este projeto transnacional e transcultural avalia até que ponto os recursos de desenvolvimento (internos e externos) são acessíveis aos jovens e como esses recursos, se relacionam com resultados positivos para a juventude
Financiamento
Sem financiamento
Situação
Em curso
Âmbito
– Projeto Europeu (Erasmus K3) de políticas públicas que conta com a participação da Eslovénia, Croácia, Suécia, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Portugal. Promove o desenvolvimento de competências dos professores ao nível socio emocional e da consciência da diversidade, ajudando-os lidarem de forma flexível nas aulas com os novos desafios associados à diversidade
Financiamento
Erasmus K3
Situação
Em curso
Âmbito
Instrumento Teach, enquanto instrumento de Observação de Aulas desenvolvido e validado pelo Banco Mundial.
Financiamento
Banco Mundial ao Governo de Angola através do MED (Ministério da Educação), ao abrigo do PAT (Programa Aprendizagem Para Todos).
Situação
Concluído (outubro de 2021 a fevereiro de 2022)
Âmbito
Projeto desenvolvido para o MESCTI (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Financiamento
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Plurália, Consultoria e Formação Lda e o PNUD – United Nations Development Programme.
Situação
Concluído (agosto a novembro de 2021, com apresentação pública em Fevereiro de 2022)
Âmbito
Ferramenta de recolha de dados e reporte do FAMCO (Fórum Municipal para o Orçamento participado das Administrações Municipais).
Financiamento
República de Angola, Ministério da Administração do Território, Direcção Nacional da Administração Local do Estado. Realizado em parceria com a Plurália, Consultoria e Formação Lda.
Situação
Concluído (2022)
Âmbito
Projeto internacional promovido pela Revista Observatório de Inovação do Turismo “Study on the effects of the Pandemic on Tourism”, que recolhe dados em larga escala no Rio de Janeiro e em Portugal (atualmente com 1.345 questionários respondidos) para a elaboração de uma análise comparativa das duas realidades.
Financiamento
Parceria com o Núcleo de Pesquisa em Turismo da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Brasil e ISCE
Situação
Concluído (2021-2022)
Âmbito
Gentrificação do turismo e boas práticas para o desenvolvimento sustentável.
Financiamento
Parceria com a Universitat Autonoma de Barcelona (UAB), a Grad Dubrovnik, a Hellenic Open University, a Universita Degli Studi Roma TRE DARC, a Aidlearn e a Anaptixiaco Kentro Thessalias (2020) para a realização do Projeto “toUrism gentRification and Best practices for sustAinable development”, submetido pela Pedago (ISCE/ISCE Douro)
Situação
Concluído (2020-2022)
Âmbito
O projeto contribuiu para a coesão educativa do território, em harmonia com os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Todas as escolas públicas do município de Odivelas adotaram a semestralidade
Financiamento
Câmara Municipal de Odivelas. CMO & ISCE
Situação
Concluído (2019-2020)
Âmbito
O plano reúne propostas de desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas em diversas áreas de intervenção (Ambiente, Cidadania, Cultura, Desporto, Património, Proteção Civil, Saúde e Tempos Livres).
Financiamento
Câmara Municipal de Odivelas. CMO & ISCE
Situação
Concluído (2017-2020)